Benefícios da massagem para a circulação sanguínea

Uma massagem é muito mais do que um tratamento para relaxar. Uma massagem terapêutica estimula o nosso sistema linfático e a circulação sanguínea, o que traz vários benefícios para a nossa saúde de forma natural. Se nunca experimentou, deixou aqui bons motivos para fazer uma massagem! 





Controla a pressão arterial

Durante a massagem, os vasos sanguíneos dilatam e o sangue flui melhor. Como o sangue flui melhor por todo o corpo, o coração não precisa de fazer tanto esforço para bombear o sangue. O resultado? Reduzmos a pressão arterial de forma natural. No entanto, se este é o efeito que procura, tem de procurar uma massagem terapêutica (massoterapia).


Melhora da circulação sanguínea

Um dos maiores benefícios das massagens é melhorar a circulação sanguínea. As massagens estimulam o fluxo sanguíneo, especialmente nas pernas e nos pés. Se tem má circulação, se costuma sentir as pernas e os pés frios, uma massagem pode ajudar imenso a estimular a circulação e a diminuir as suas queixas.


Reduz o inchaço e a dor

Como a massagem melhora o fluxo sanguíneo, reduzimos o inchaço e a dor provocados pela má circulação. Não é por acaso que acima falei das pernas e dos pés, que estão muitas vezes inchados. No caso de ter uma lesão, a massagem desportiva também promove uma recuperação mais rápida. A prova é que os atletas viajam sempre com massagistas!


Acelera a recuperação no pós-treino

E por falar em atletas, não nos podemos esquecer dos benefícios das massagens para recuperar no pós-treino. Por um lado, uma ligeira massagem ajuda a preparar os músculos para o exercício. Depois do treino, a massagem desportiva estimula a circulação sanguínea, acelera a recuperação do músculo e a cicatrização dos tecidos.


Reduz a retenção de líquidos

Outro dos benefícios da massagem para a circulação sanguínea é estimular também o sistema linfático. (Já ouviu falar em drenagem linfática? É um tipo de massagem.) Ao estimular o sistema linfático, eliminamos toxinas do corpo e combatemos a retenção de líquidos. Por isso, a barriga, as coxas e outras zonas do ‘core’ ficam menos inchadas. 


Alivia as dores musculares

Ao massajar o corpo, estimulamos o sistema circulatório, o sistema linfático e aliviamos as dores musculares. Como a massagem ajuda a aliviar a tensão muscular, os músculos ficam mais relaxados e sentimos menos dor. Aliás, as massagens são um possível tratamento para a dor crónica, sobretudo associada a hérnias. 


Previne problemas de circulação

Okay, mas agora vocês dizem-me ‘eu não tenho problemas de circulação’. Talvez não. Mas quem trabalha sentado está sempre sujeito a sofrer de má circulação. Por isso, se querem prevenir problemas como varizes e trombose nas pernas, fazer massagens regularmente para estimular a circulação sanguínea é uma forma de prevenção. 


Fortalece o sistema imunitário

Por último, preciso de explicar que a estimulação do sistema linfático fortalece o sistema imunitário, porque os nutrientes e os linfócitos se distribuem melhor por todo o corpo. Mais: as massagens também diminuem os níveis de cortisol, que causa stress e compromete as nossas defesas.  


Agora, aproveito a dica para recordar que as massagens também têm imensos benefícios para a saúde mental, incluindo a redução do stress e da ansiedade, ajudam a dormir melhor, a aumentar a concentração e o foco, e criamos uma sensação de conexão e equilíbrio entre a mente e o corpo. 


Se estão à procura de um sítio onde fazer uma massagem terapêutica, deixo-vos aqui a página da Fixando onde podem encontrar massagens em Aveiro. No entanto, se forem de outra zona do país, basta indicarem o vosso código postal. Recomendo a Fixando simplesmente porque podem comparar o preço das massagens e ler as avaliações de cada profissional sem sair do site, o que é óptimo. 


Comentários

Mensagens populares