Coordenadas Geográficas

O que são?
As coordenadas geográficas consistem numa rede imaginária de linhas que cobre o Globo terrestre e que são medidas em graus, minutos e segundos. Essas coordenadas passam por todos os pontos da terra, tanto na horizontal quanto na vertical.

Existem 2 tipos de coordenadas:
Latitude (ou paralelas): linhas horizontais paralelas à linha do Equador. Servem para medir o ângulo entre qualquer ponto e o Equador.

Longitude (ou meridianos): linhas verticais paralelas ao meridiano de Greenwich. Servem para medir o ângulo ao longo do Equador a partir de um ponto arbitrário da Terra.

O Equador é, obviamente, uma parte importante do sistema de coordenadas, pois representa o ponto-zero do ângulo da latitude e é o ponto intermédio entre os pólos.

As coordenadas geográficas de um ponto qualquer sobre a superfície terrestre são o cruzamento de um paralelo com um meridiano, ou seja, a latitude e a longitude.

Para que servem?
Para localizar um determinado local, definindo a sua posição geográfica. São muito usadas para aviões, satélites e navios viajarem sem se perder.

Como calcular?
Experimente no Coordenadas.de Portugal. Escolha o Distrito, o Concelho e a Localidade. No mapa que vai aparecer só tem de indicar o ponto específico que procura e ficará a saber as suas coordenadas.

Desta forma consegue chegar a qualquer lugar sem se perder!

Comentários

Mensagens populares