A osteopatia é segura?

Os tratamentos de osteopatia são cada vez mais populares e não faltam motivos: são versáteis, eficazes e completamente naturais. Ou, por outras, palavras, totalmente seguros!


Que dores pode aliviar com a osteopatia?


A osteopatia pode aliviar diversas dores e maleitas relativamente comuns. Entorses, tendinites, dores nos ombros, tensões e contraturas musculares são as mais vulgares, mas a osteopatia também pode ajudar a aliviar a dor ciática, lombalgias, cervicalgias, torcicolos e até problemas de articulação temporo-mandibular. Outros terapeutas acreditam que os tratamentos também podem ter um impacto positivo no combate contra a depressão, a tensão pré-menstrual e o stress.


Porque é que a osteopatia funciona?
Para sentir melhorias reais na sua qualidade de vida, os terapeutas recorrem a diferentes técnicas. As técnicas musculares visam aliviar a pressão e a tensão nos músculos e tendões, enquanto as técnicas estruturais reajustam as articulações. Além disso, existem também as técnicas cranianas que se focam no crânio e as técnicas imunitárias, que reforçam o sistema linfático e o sistema imunitário. O objectivo principal é aliviar a pressão e estruturar o corpo, o que leva à redução da dor.


Quem pode fazer osteopatia?
Por se tratar de uma terapia natural, a osteopatia é segura para todos os grupos etários - inclusivé para bebés e pessoas grávidas. No entanto, pode não ser indicada para pessoas com problemas ósseos (ossos demasiado frágeis devido a cancro ou osteoporose avançada, por exemplo). Se duvida de a osteopatia é indicada para si, discuta essa possibilidade com o seu médico de família ou com o seu ortopedista.


Lembre-se, no entanto, que a osteopatia não cura. Muitas vezes, a osteopatia é apenas um tratamento paliativo que ajuda a diminuir a dor e a reajustar-se a uma nova realidade, o que geralmente se traduz numa melhoria da qualidade de vida dos pacientes. Cada um destes problemas não dispensa tratamento médico - e que, em conjunto com a osteopatia, pode levar a uma remissão completa e à cura.

Comentários

Mensagens populares