Passagem de ano na Ilha da Madeira, sim ou não?!

Foto: Paulo Santos

A passagem de ano na Madeira é uma das mais famosas no mundo e já deteve, inclusivé, o record Guinness do “Greatest Fireworks Show in the World”. Acompanhado desta fama vem um bilhete bem caro. Uma viagem para a Madeira na altura do fim de ano, incluindo a estadia, pode facilmente ultrapassar os 1000 euros para 2 pessoas, um preço que poucos portugueses estão dispostos pagar. Então a pergunta que se coloca é, vale a pena? E será que esta fama cumpre as expectativas?

A resposta rápida é sim.

O fogo de artifício na Madeira é lindíssimo, muito impressionante e uma experiência única. Ao contrário do que se passa na maior parte dos espectáculos de artifício em Portugal, o fogo na Madeira não é lançado de uma zona muito específica, como a ponte Dom Luís I no Porto. O espectáculo compreende dezenas de pontos de lançamento diferentes e estende-se desde a baía do Funchal - em terra e no mar - até às zonas mais altas da cidade.

Um espectador nunca estará a olhar só para um ponto. A melhor forma de apreciar o espectáculo de fogo de artifício é ter um bom ângulo de visão 360º.

Onde observar o fogo de artifício na Madeira

O melhor sítio é na Pontinha, mais precisamente no ilhéu. Aqui, o espectador tem uma visão folgada sobre a cidade inteira e encontra-se no centro dos acontecimentos. Outras zonas agradáveis são o miradouro de São Gonçalo e o miradouro do Lombo da Quinta (ideal para quem quiser evitar a confusão da cidade no fim das festividades).

Evitar a todo o custo ver o fogo de artifício da promenade do Funchal ou da marina. Aqui, a única forma de ver o fogo é olhar para cima (durante 10 minutos…). É onde é mais barulhento, há fumo e caem cinzas nos olhos.

É possível baixar o custo da viagem?

Sim. Comprometa-se cedo a fazer a passagem de ano na Madeira e comprar as viagens de avião idealmente por volta de Junho e Julho. Evite os hotéis e prefira apartamentos de aluguer de curta duração. Convide casais amigos e dividir os custos da estadia com pelo menos 4 pessoas.


Tcharam! Passagem de ano para recordar durante muito tempo!

Comentários

Mensagens populares