Quanto custa vender a sua casa?



Se está a pensar vender a sua casa, lembre-se que nem tudo será lucro. Há várias despesas que terá de acarretar ao vender a sua casa, e portanto deve ter isso em consideração na hora de vender um imóvel ou de aceitar uma proposta.

A primeira despesa que terá ao vender a casa é a comissão para o vendedor. A maioria das imobiliárias cobra uma comissão entre os 4 e os 5%, embora seja variável. Quando estiver a pensar colocar o seu imóvel à venda através de uma imobiliária, informe-se bem acerca de todas as condições, incluindo o regime de exclusividade e a percentagem que vão cobrar sobre o valor de venda.

A segunda despesa que deve ter em consideração são as taxas do banco. Muitos bancos cobram uma taxa por acabar o crédito habitação antes do prazo (acontece o mesmo quando o amortiza). Alguns cobram ainda uma comissão de distrate e imposto de selo pela liquidação do crédito, que são despesas que podem variar entre os 100 e os 200 euros. Verifique as condições gerais do seu crédito para saber qual é o valor.

Não menos importante, quem vende a casa também tem de pagar mais valias. Quando vende uma casa, o Estado calcula as mais valias ou o "lucro": tem de subtrair ao valor da venda o valor que pagou pela casa, os encargos com a venda e o que investiu em obras de melhoria. O valor apurado é tributado à taxa de 50%, a menos que o reinvista noutro imóvel para habitação no espaço de um ano.

Finalmente, tem outras despesas com a emissão de documentos, como a certidão permanente, a licença de habitabilidade e o certificado energético, que são obrigatórios para celebrar legalmente a venda. Os restantes impostos e taxas, como o imposto de selo e a escritura, costumam ficar a cargo dos compradores.

Uma boa forma de navegar por todo este caminho é contar com a ajuda de consultores imobiliários que possuem toda a informação que vai precisar. Uma sugestão é colocar o seu imóvel à venda online na Imovendo, onde paga um valor fixo por este serviço de consultoria abaixo dos 4-5% da comissão normal das imobiliárias.

Comentários

Mensagens populares