Como Estudar para Várias Disciplinas ao Mesmo Tempo

Estudar para várias disciplinas ao mesmo tempo é desafio. Mas, no ensino secundário e na universidade, não há outra opção. Há sempre vários exames para fazer na mesma altura e, por isso, é essencial conseguir gerir o tempo e dividir a sua atenção. Por isso, hoje deixo aqui algumas  técnicas de organização e métodos de estudo que permitem estudar para várias disciplinas ao mesmo tempo! 




1. Criar um plano de estudo

O primeiro passo para estudar várias disciplinas ao mesmo tempo passa por criar um plano de estudo detalhado. Sem um plano, corre o risco de perder tempo a tentar decidir por onde começar cada vez que se senta na secretária para estudar. Divida os dias por diferentes disciplinas para incluir todas as matérias. Tente variar disciplinas (por exemplo, um dia de Matemática e outro com explicações de Português) para ‘limpar’ o cérebro. 



2. Usar a técnicas de Pomodoro

A técnica de Pomodoro consiste em dividir o tempo de estudo em blocos de 25 minutos de trabalho concentrado, seguidos de uma pausa de 5 minutos. Após quatro sessões de 25 minutos, faz-se uma pausa maior, entre 15 a 30 minutos. Esta técnica tem como objetivo aumentar a concentração e melhorar o foco. Se estiver a estudar mais do que uma disciplina no mesmo dia, cada sessão de Pomodoro deve ser para uma única disciplina.


3. Alternar tipos de disciplinas

Como já disse, o estudo é mais eficaz se alternar entre diferentes tipos de matérias. Por exemplo, se esteve a estudar uma disciplina de ciências, como Física ou Química, durante um dia, mude para uma disciplina mais teórica, como Filosofia, no dia seguinte. Esta alternância ajuda a manter o cérebro estimulado, evitando a saturação que pode resultar de passar demasiado tempo numa única área de conhecimento.



4. Fazer resumos e mapas mentais

Outro método comprovado para tem de  estudar várias disciplinas ao mesmo tempo é usar resumos e mapas mentais. Ao ter várias disciplinas para estudar, fazer um resumo das principais ideias e conceitos de cada uma ajuda a organizar a informação e a reter o que é mais importante. Desenhe um mapa mental para cada disciplina, identificando os conceitos principais e as ligações entre eles. 


5. Identificar prioridades

Nem todas as disciplinas têm o mesmo grau de dificuldade ou importância num dado momento. Identifique as prioridades, considerando a proximidade de exames, a complexidade das matérias, se são disciplinas específicas ou não, se são disciplinas em que tem dificuldade, e por aí em diante. Embora seja importante não deixar nada para trás, convém não perder o foco do que é mais urgente.


6. Evitar multitasking

Uma das maiores armadilhas quando se tenta estudar várias disciplinas ao mesmo tempo é o multitasking, ou seja, tentar estudar várias coisas ao mesmo tempo. Isto raramente funciona e, na maioria dos casos, não interioriza nenhuma das matérias. Como disse, o melhor é ter um plano e estudar uma disciplina de cada vez, em blocos de tempo curtos. O nosso cerébro não mantém a concentração durante mais tempo!



7. Criar um ambiente de estudo adequado

Estudar para várias disciplinas exige um ambiente de estudo adequado, que minimize as distrações e promova a concentração. Organize o seu espaço de estudo com todos os materiais necessários, como livros, cadernos, computador e canetas, para não precisar de te levantar constantemente à procura de algo. Além disso, escolha uma cadeira e mesa confortáveis e iluminação adequada. 



Estudar para várias disciplinas ao mesmo tempo pode parecer uma tarefa assustadora. E é. Para conseguir estudar várias disciplinas ao mesmo tempo, precisa de saber organizar o tempo e manter a concentração. Criar um plano de estudo detalhado, alternar entre disciplinas, usar resumos, mapas mentais e ter um espaço de estudo agradável são apenas algumas das estratégias que ajudam a ter sucesso académico.


Por último, deixo uma dica para quem está a preparar os exames nacionais. Se precisarem de ajuda para rever a matéria dos anos interiores, estudar matéria que ficou em atraso nas aulas ou tirar dúvidas, invistam numa explicação. É o vosso futuro que está em jogo! Mas, como sei que nem todos os pais estão a nadar em dinheiro, deixo também o link para explicações de português no Porto e explicações de matemática em Lisboa. Não vão encontrar mais barato! 


Comentários

Mensagens populares