Como recuperar a relva durante o inverno
Já vimos aqui vários cuidados para ter com a relva no Verão. Mas e no Inverno? Como recuperar a relva durante o Inverno? Faz sentido ter cuidados especiais?
Sim! A relva requer cuidados específicos no Inverno para garantir que o relvado resiste às condições adversas e volta a estar saudável na Primavera. Por isso vamos ver como recuperar a relva durante o Inverno, desde a preparação antes do inverno até às medidas a adotar durante os meses frios.
1. Remoção de folhas e detritos
O Outono é conhecido pela queda das folhas. No entanto, as folhas acumuladas impedem que a relva recebe luz e ar suficientes, o que impede o seu crescimento e favorece o desenvolvimento de fungos. Portanto, o primeiro passo para recuperar a relva durante o Inverno é limpar as folhas caídas do Outono.
2. Faça um último corte à relva
O segundo passo para recuperar a relva durante o Inverno é fazer um último corte antes da época das geadas. Se a relva estiver exposta ao sol, o ideal é ficar com 5 cm. No entanto, se está em zonas sombreadas, é melhor deixar 9 cm. Isto porque a relva demasiado curta é mais vulnerável às geadas, mas a relva demasiada alta também não resiste.
3. Não se esqueça de arejar o solo
Se a relva estiver numa zona com muito musgo, convém arejar o solo para evitar o excesso de humidade e evitar que a relva apodreça. O melhor é escarificar o relvado (ou seja, fazer cortes) para melhorar a circulação de ar. Aplique uma camada de areia em cada corte para estimular a drenagem do solo.
4. Fertilizar o solo
O ideal é fertilizar o solo durante o Outono, antes de começarem as temperaturas mais frias. Prefira fertilizantes ricos em potássio, que ajudam a fortalecer as raízes e a aumentar a resistência da relva ao frio. É importante que as plantas têm reservas no solo para aguentar e sobreviver durante todo o Inverno.
5. Evitar pisar a relva
Se vive numa zona com geadas, aconselhamos a evitar pisar a relva durante o Inverno. Depois das geadas, a relva fica mais susceptível a danos permanentes. Portanto, ao pisar zonas compactadas pelas geadas, pode estar a destruir o relvado. As zonas mais pisadas podem transformar-se em manchas amarelas e não voltam a nascer na Primavera.
6. Fertilizar o solo (sim, outra vez)
Outro cuidado que se deve ter para recuperar a relva no Inverno é colocar um fertilizante rico em azoto no fim do inverno. Este tipo de fertilizante estimula o crescimento e ajuda a que a relva cresça forte e saudável quando chegar a Primavera. Se tiver dúvidas, fale com jardineiros no Porto para escolher o melhor tipo de fertilizante e cortar a relva.
7. Cortar a relva pela primeira vez
Agora coloca-se uma questão: quando é que pode voltar a cortar a relva? A relva fica por cortar durante todo o Inverno? O que fazer quando começar a crescer? Os especialistas recomendam cortar a relva quando as temperaturas estabilizam entre os 7ºC e os 10ºC (ou seja, a temperatura mínima não deve estar abaixo de 7ºC). Dependendo da zona do país, isto pode acontecer no fim do Inverno, ainda em Março, ou já no início da Primavera.
Resumindo: não há muito a fazer para cuidar do relvado no Inverno. O mais importante é retirar as folhas do Outono e fazer cortes para arejar o solo. Se vive numa zona com muita humidade, use areia para facilitar a drenagem do solo. Depois, convém evitar pisar a relva durante o Inverno, porque é uma altura em que está particularmente frágil.
No caso de quer ter um relvado que mantém o aspecto durante todo o ano, e que pode pisar à vontade, por exemplo para jogar futebol e correr no jardim, então talvez a melhor opção seja instalar um relvado artificial. A título de exemplo, deixo aqui empresas de relva artificial em Braga. Não levem a mal a sugestão!
Comentários