|
Lareira Eléctrica |
|
Lareira a Gás |
|
Lareira a Alcool |
Lareiras a Gás
Pode usar gás natural ou gás propano (sendo que o gás natural é talvez o que oferece mais economia ao final do mês) e adaptar a sua lareira tradicional – basta fazer a ligação ao gás canalizado. Além disso, são pouco poluentes e aquecem divisões grandes. No entanto, é importante que a combustão fique bem selada e que não haja fugas de gás para o resto da casa. Outro aspecto negativo é que a chama da lareira a gás não corresponde à ideia romantizada que temos das lareiras a lenha.
Lareiras Eléctricas
As lareiras eléctricas ainda não são muito conhecidas, mas não são propriamente uma novidade. O principal objectivo é imitar as lareiras comuns – mas sem ter de construir uma lareira ou uma chaminé, pois bsta ligar a lareira à corrente eléctrica. O investimento inicial é mais baixo do que as outras opções desta lista e são mais fáceis de montar. Conseguem aquecer divisões grandes, embora seja bastante dispendioso (o gasto será semelhante a um radiador eléctrico). Aliás, esta é mesmo a grande desvantagem das lareiras eléctricas.
Lareira a Álcool (Etanol ou Bioetanol)
As
lareiras a álcool são muito promissoras, no sentido em que são provavelmente a opção mais ecológica desta lista. A instalação é mais fácil do que a das lareiras a gás, embora seja preciso ter algum cuidado para não haver acumulação de CO2 no ambiente – algo que é potencialmente nocivo, especialmente para asmáticos. Por enquanto, o preço do bioetanol também é algo elevado, embora a tendência seja tornar-se cada vez mais acessível e económico, pelo menos em comparação com os combustíveis fósseis.
Comentários