Como funcionam as coordenadas geográficas

 As coordenadas geográficas são um sistema de referência que permite localizar qualquer ponto na Terra. Esse sistema é baseado em duas coordenadas principais: latitude e longitude.


A latitude é medida em graus e representa a distância de um ponto em relação ao equador terrestre. O equador está a 0 graus de latitude e os polos norte e sul estão a 90 graus de latitude.


Já a longitude é medida em graus e representa a distância de um ponto em relação ao meridiano de Greenwich, que é uma linha imaginária que atravessa o planeta de norte a sul, passando pelos polos. A longitude varia de 0 a 180 graus para leste e oeste do meridiano de Greenwich.


Combinando essas duas coordenadas, é possível localizar qualquer ponto na Terra. Por exemplo, a cidade de Lisboa, em Portugal, está localizada a 38 graus de latitude norte e 9 graus de longitude oeste.


As coordenadas são utilizadas em diversos campos, desde a navegação marítima e aérea até a localização de endereços em aplicativos de GPS. Também são utilizadas em estudos geográficos e científicos, como para monitorar a movimentação de placas tectônicas e o deslocamento de massas de ar na atmosfera.



É importante lembrar que a precisão das coordenadas pode variar dependendo do método utilizado para medi-las. Por isso, é comum utilizar diferentes sistemas de referência, como o WGS 84 (utilizado por sistemas de GPS) e o ETRS 89 (utilizado em cartografia).


Em resumo, as coordenadas geográficas são um sistema de referência essencial para localizar qualquer ponto na Terra. Saber como utilizá-las pode ser útil em diversas áreas do conhecimento e em situações práticas do dia a dia.

Comentários

Mensagens populares