Dicas para escolher a localização perfeita para a sua nova casa


Escolher a localização para a sua nova casa é uma das decisões mais importantes da sua vida. A localização afeta não apenas o seu conforto e qualidade de vida, mas também se o investimento vai valorizar ao longo do tempo. Neste guia, oferecemos algumas dicas valiosas para comprar casas e escolher a localização perfeita para a sua nova casa!


1. Considere as suas necessidades e estilo de vida

Antes de começar a procurar uma casa, faça uma lista das coisas que não dispensa no dia a dia. Precisa de estar perto de infantários e escolas? É indispensável ter um parque infantil ou um jardim onde passear o cão? Depende de transportes públicos no seu dia a dia? Prefere uma casa perto supermercados, ou não se importa de pegar no carro e fazer as compras uma vez por semana? 


2. Pesquise diferentes zonas

Com base nas prioridades que definiu acima, certamente que já pode ir excluindo algumas zonas da cidade. Por exemplo, se depende de transportes públicos, pode excluir zonas com poucos autocarros, sem metro ou comboio. Agora, dentro das zonas com transportes, veja quais é que reúnem a prioridade seguinte. Com certeza que, no final, vai reduzir a pesquisa a meia-dúzia de zonas.


3. Meça a distância a serviços 

Depois de encontrar as zonas que se encaixam nos seus requisitos, vá ao Google Maps (ou outra aplicação do género) e meça a distância até ao supermercado, escolas, hospitais, farmácias e outros serviços de que precisa no dia a dia. Como ainda não sabe qual será a morada da sua futura casa, defina um ponto central (paragem de metro, praça principal, por exemplo) para medir as distâncias.


4. Verifique a segurança da área

A segurança é um factor crítico ao escolher uma localização para a sua nova casa. Por isso, pesquise notícias online e tente saber qual é a taxa de criminalidade na área, sobretudo em termos de crimes violentos. Também é uma boa ideia fazer uma visita à zona para perceber o ambiente, ver se há pessoas a dormir na rua ou toxicodependentes e fale com os comerciaintes para perceber se há risco. 


5. Analise o mercado imobiliário local

O mercado imobiliário pode variar significativamente de uma cidade para outra e até de rua para rua. Pesquise os preços das casas na área e tente perceber se a tendência nos últimos anos tem sido para descer, manter ou subir. Isso ajuda a determinar se é um bom momento para comprar. Depois,  e porque nunca se sabe o futuro, tente perceber se pode pagar a prestação ao alugar a casa.


6. Considere o potencial de valorização

Além do preço atual da propriedade, leve em consideração o potencial de valorização a longo prazo. Áreas em crescimento, com novas linhas de metro ou de comboio previstas, novos hospitais e outras infraestruturas tendem a valorizar e podem ser uma boa aposta para o futuro. Por outro lado, zonas que estão a perder serviços públicos tendem a desvalorizar. 


7. Explore a natureza envolvente

A natureza é importante para muitas pessoas e, como muitas cidades têm poucas áreas verdes, as zonas próximas de parques naturais tendem a valorizar. Portanto, verifique se a zona tem parques ou áreas de lazer ao ar livre, se estão bem cuidadas, se são seguras,  e se pode fazer desporto ao ar livre. Nas cidades, a proximidade a áreas verdes é sempre um factor positivo.


8. Transporte e acessibilidade

Se vai usar o carro, veja bem a proximidade de estradas principais e se tem de pagar portagens ou não. No fim do mês, isso vai pesar no seu orçamento familiar! Depois, e porque mesmo que tenha carro pode haver imprevistos, veja se tem alternativas para chegar ao trabalho, supermercado e serviços essenciais de transporte público (autocarro, metro ou comboio). 


9. Fale com um consultor imobiliário

Falar com um consultor imobiliário é sempre uma boa ideia se tem mesmo intenções de comprar uma casa. Como têm um conhecimento especializado e sabem as tendências do mercado imobiliário, podem ajudar a perceber se tem realmente um bom negócio em mãos, nomeadamente se é um imóvel que pode alugar, vender e valorizar no futuro. 



Escolher a localização perfeita para a sua nova casa é uma processo que envolve muitos factores. Ao considerar suas necessidades, estilo de vida e as dicas acima, pode reduzir a área de pesquisa e encontrar um imóvel que reúna as características que mais valoriza. Depois, é só questão de ficar atento aos novos imóveis que aparecem e encontrar um que se encaixe no seu orçamento!


Comentários

Mensagens populares