O que é uma casa modular?

Será que uma casa modular é uma boa solução para construir a sua casa de sonho? Fique a saber mais sobre as casas modulares e a diferença entre uma casa modular e uma casa tradicional! 





O que é uma casa modular?


Uma casa modular é uma casa pré-fabricada. Normalmente, há uma fábrica que produz vários “módulos” que se podem encaixar entre si para construir a casa que pretende. Em relação às casas tradicionais, as casas modulares são mais rápidas de instalar, evitam o desperdício e ficam mais económicas. Devido à crise na habitação, há cada vez mais portugueses a explorar a hipótese de comprar um terreno para instalar uma casa modular. 


A título de curiosidade, as casas modulares já foram usadas em vários países ao longo do tempo em períodos de escassez de habitação. Depois da Segunda Guerra Mundial, por exemplo, as construções modulares e as casas pré-fabricadas permitiram alojar milhares de pessoas. No Reino Unido construíram-se 156 mil “prefabs” e, apesar de estarem projectadas para durar 10 anos, algumas resistem até aos dias de hoje.


Uma casa modular é uma casa de madeira?


Não necessariamente. Em Portugal é comum ver casas modulares em madeira, que têm um charme único e ficam perfeitamente enquadradas em espaços verdes. No entanto, também há casas modulares construídas noutros materiais, incluindo Light Steel Frame (LSF), uma estrutura de aço leve. Por isso, se não quer uma casa modular em madeira, pode procurar outros materiais e outras soluções para construir casa modular.


Uma casa modular é uma tiny house?


De novo… não necessariamente. Há uma grande associação entre as casas modulares e as “tiny homes” ou “tiny houses”. Normalmente, quem quer construir uma tiny house no campo compra uma casa modular, muitas vezes em madeira, para baixar os custos e acelerar o tempo de construção. No entanto, há casas modulares de todos os tamanhos, de T0 a T6! Basta acrescentar mais módulos para expandir a casa.


Qual é a diferença entre uma casa modular e uma casa tradicional?


A principal diferença entre uma casa modular e uma casa tradicional em alvenaria ou betão armado é que estas últimas são construídas in situ. Isto é, são construídas no local e ao seu gosto. Pelo contrário, as casas modulares são construídas numa fábrica, com medidas e materiais pré-definidos. Só pode personalizar a forma como organiza os módulos e quantos módulos quer incluir na sua casa.


Esta diferença entre a construção de casa modular tem consequências. A primeira é que na casa modular há uma economia de escala. Por isso, todos os materiais são aproveitados e há menos desperdício. Por outro lado, nas casas tradicionais há sempre a necessidade de comprar material extra e produzem-se restos de materiais que nunca mais terão utilidade. Finalmente, isto tem consequências a nível de custos.


Numa casa modular, o preço final da casa é previsível e há poucas derrapagens no orçamento. Contudo, nas casas em alvenaria, é preciso controlar todos os custos ao longo da obra. Se vai pedir um crédito habitação, este factor é muito importante para tomar uma decisão. No geral, as casas modulares são sempre muito mais económicas do que as casas em alvenaria ou em betão. 


Podem procurar orçamentos de casas modulares no Porto carregando aqui. Na Fixando, vai receber até 5 orçamentos gratuitos para construir a sua casa modular. Depois, tire as suas conclusões! 


O que têm em comum uma casa modular e uma casa tradicional?


Mesmo que opte por construir uma casa modular, tem de pedir uma licença de construção à Câmara Municipal como se fosse uma construção em alvenaria. Além disso, tem de terraplanar o terreno e prepará-lo para a construção como se fosse uma casa típica. Por último, também precisa de tratar da adesão a todos os serviços (ligação à rede pública de fotos, electricidade, gás, etc). 


De resto, tanto as casas modulares como as casas tradicionais precisam de um certificado energético. As casas modulares quase sempre têm uma boa certificação energética, já que usam materiais eficientes que evitam as perdas de calor. As casas modulares em madeira, nomeadamente, mantêm a casa quente mesmo durante o inverno. Portanto, a nível legal, há muito poucas diferenças entre as casas modulares e as casas tradicionais! 




Comentários

Mensagens populares