Como chegar a Bragança



Nunca foi fácil chegar a Bragança. Antigamente, o mero obstáculo das serras de Trás-os-Montes, cheias de curvas e contracurvas, era o suficiente para dissuadir qualquer um. Depois o atraso em relação ao resto do país: até 2011, era o único distrito de país sem nenhuma autoestrada. E nesse ano inauguram-se apenas nove quilómetros de estrada.

A dificuldade em chegar a terra Bragantinas ficou imortalizada para sempre na música dos Xutos & Pontapés: “de Lisboa a Bragança são nove horas de distância/ queria ter um avião p’ra lá ir/ Dei cabo da tolerância/ rebentei com três radares”. Se calhar essa ainda é única coisa que muitos Portugueses sabem sobre esta capital de distrito.

Mas pequena correcção: hoje em dia, se as filas de trânsito de Lisboa estiverem do nosso lado, é possível fazer a viagem em apenas 5 horas. Se não acredita, verifique as coordenadas GPS de Bragança para ver quanto tempo pode demorar!

A autoestrada que liga Bragança a Vila Real, a A4, já está completa. A A4 tem ligação à A41 perto de Valongo, que depois ruma a Sul até cruzar com a A1. A A1, já sabemos, percorre toda a região da Beira Litoral até chegar a Lisboa.

Querendo evitar o trânsito perto do Grande Porto, o melhor percurso alternativo para chegar a Bragança é ir de Lisboa até Coimbra, seguir pelo IP3 até Viseu, rumar até Vila Real pela A24 e depois aí tomar finalmente a A4 até Bragança.

Para chegar a outras localidades no distrito de Bragança, como Torre de Moncorvo, Alfândega da Fé ou Macedo de Cavaleiros, existe a possibilidade de ir de Lisboa até Santarém, onde pode seguir pela A23 até à Guarda e daí rumar pelo IP2 até Bragança. A A23 e o IP2 também são o melhor trajecto para quem não sabe como chegar a Bragança e parte do Alentejo.

Comentários

Mensagens populares